Ecografia pulmonar em pacientes com COVID-19 sintomáticos (pesquisa realizada a 22 de abril de 2020)

Added August 15, 2020

Citation: Mohamed MFH, Al-Shokri S, Yousaf Z, et al. Frequency of Abnormalities Detected by Point-of-Care Lung Ultrasound in Symptomatic COVID-19 Patients: Systematic Review and Meta-Analysis. The American Journal of Tropical Medicine and Hygiene. 2020 Jun 2:tpmd200371.

De que se trata? Vários métodos foram sugeridos para o diagnóstico de COVID-19, incluindo o uso de ecografia pulmonar.

Nesta rápida revisão, os autores procuram séries de casos e estudos observacionais sobre a frequência de anomalias detetadas pela ecografia pulmonar em pacientes adultos com COVID-19. Não limitaram a sua pesquisa por data e fizeram a pesquisa a 22 de abril de 2020. Incluíram 6 estudos observacionais e 1 série de casos (total: 122 pacientes). Avaliaram os estudos incluídos como sendo de risco moderado ou incerto de ideias preconcebidas e notaram que não eram capazes de descartar as ideias preconcebidas da publicação.

O que foi encontrado: No momento desta revisão, os estudos incluídos mostraram que a descoberta mais comum na ecografia pulmonar para a COVID-19 era a evidência do envolvimento intersticial pulmonar, conforme representado pelo padrão B, que foi encontrado consistentemente numa alta proporção de pacientes.

No momento desta revisão, os estudos incluídos mostraram que outras anomalias tais como anomalias da linha pleural, espessamento pleural e consolidações, eram altamente variáveis entre os estudos.

No momento desta revisão, os estudos incluídos mostraram que derrame pleural era encontrado com pouca frequência.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share