Doenças malignas da mucosa de cabeça e pescoço durante a pandemia da COVID-19 (pesquisa feita a 8 de abril de 2020)

Added August 18, 2020

Citation: Crosby DL, Sharma A. Evidence-based guidelines for management of head and neck mucosal malignancies during the COVID-19 pandemic. Otolaryngology–Head and Neck Surgery. 2020 Jul:163(1):16-24.

De que se trata? Alguns doentes com cancro de cabeça e do pescoço contraem COVID-19.

Nesta revisão rápida, os autores procuraram estudos sobre o tratamento de doentes com cancro de cabeça e do pescoço durante a pandemia de COVID-19. Limitaram a sua pesquisa a artigos publicados em inglês e fizeram a busca a 8 de abril de 2020. Incluíram 45 estudos.

O que foi encontrado:  No momento desta revisão, os estudos incluídos mostraram que embora exista um risco de transmissão de COVID-19 durante a avaliação física em doentes com cancro de cabeça e de pescoço; o tratamento não pode ser adiado porque um atraso aumentaria o risco de morbilidade e mortalidade.

No momento desta revisão, os estudos incluídos mostraram que os pacientes devem receber cuidados com base nas melhores provas disponíveis ao longo do processo de tratamento para minimizar o risco de transmissão de COVID-19 para pacientes e profissionais de saúde.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share