Doenças cerebrovasculares levam a um agravamento da COVID-19 (pesquisa anterior a 31 de março de 2020)

Added June 30, 2020

Citation: Aggarwal G, Lippi G, Michael Henry B. Cerebrovascular disease is associated with an increased disease severity in patients with Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): A pooled analysis of published literature. International Journal of Stroke. 2020 Jun;15(4):385-9

De que se trata? Alguns dos pacientes com COVID-19 ficarão gravemente doentes e é importante saber se os pacientes com doenças subjacentes, como doenças cerebrovasculares, correm maior risco de agravamento destas doenças ou até de morte.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram estudos com pacientes de COVID-19 que tivessem doenças cerebrovasculares. Pesquisaram estudos publicados antes de 31 de março de 2020. E incluíram quatro estudos que comparavam doenças cerebrovasculares em casos graves e não graves de COVID-19 (total: 1829 pacientes) e dois estudos que comparavam a taxa das doenças cerebrovasculares em pacientes com COVID-19 que sobreviveram e que não sobreviveram (total: 202 pacientes).

O que foi constatado: As doenças cerebrovasculares podem aumentar o risco de os pacientes desenvolverem um caso grave de COVID-19.

A associação entre doenças cerebrovasculares e mortalidade devido ao COVID-19 é incerta.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share