Doença por vírus Ébola: impacto na saúde e a nível económico e político na África Ocidental

Added July 6, 2020

Citation: Omoleke SA, Mohammed I, Saidu Y. Ebola viral disease in West Africa: a threat to global health, economy and political stability. Journal of public health in Africa. 2016 Aug 17;7(1):534.

De que se trata? A pandemia de COVID-19 está a ter um impacto substancial na sociedade, incluindo na economia e na política. Os estudos existentes sobre o impacto da epidemia da doença por vírus Ébola (DVE) na África Ocidental poderão fornecer informações úteis aos decisores políticos.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram estudos relacionados com a DVE em África que avaliaram as ameaças relacionadas com a globalização, os potenciais fatores determinantes dos surtos, os seus impactos sociais dos surtos, assim como a investigação e desenvolvimento associados à DVE. Os autores não restringiram a pesquisa por tipo de publicação, mas limitaram-na a estudos publicados em língua inglesa e em língua francesa até agosto de 2014. Foram identificados 51 estudos.

O que foi constatado: Os impactos sociais da DVE foram vastos, incluindo situações como quebra económica, enfraquecimento dos sistemas sociopolíticos e consumo sem precedentes de recursos de saúde já de si escassos.

Os esforços de contenção da DVE foram dificultados pelos seguintes fatores: sistemas de saúde fracos e frágeis (incluindo recursos limitados de vigilância em saúde pública), sistemas de transporte altamente desenvolvidos e globalização.

Facilitar a investigação e o desenvolvimento de ferramentas de controlo de doenças é importante em tais cenários, dada a falta de tratamentos eficazes.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share