Distância percorrida por gotículas respiratórias (pesquisa realizada antes de 31 de março de 2020)

Added June 8, 2020

Citation: Bahl P, Doolan C, de Silva C, et al. Airborne or droplet precautions for health workers treating COVID-19?. The Journal of infectious diseases. 2020 Apr 16.

De que se trata? As estratégias para minimizar o risco de infeção pela transmissão do SARS-CoV-2 por via aérea ou por gotículas são importantes na prevenção da COVID-19.

Neste breve relatório, os autores procuraram pesquisas que usassem experiências ou modelação matemática para analisar qual a distância que as gotículas respiratórias podem percorrer na horizontal. A sua pesquisa não se limitou à data de publicação, mas a artigos publicados em língua inglesa. A pesquisa foi realizada até ao final de março de 2020. Foram incluídos 10 estudos, dos quais 5 incluem experiências realizadas com seres humanos.

Conclusões: Os dados científicos existentes são muito limitados para estabelecer orientações de distanciamento social e um conjunto crescente de evidências de que as precauções quanto às gotículas não se revelaram apropriadas para o SARS-CoV-2.

Em alguns estudos, as gotículas respiratórias percorreram mais de 2 metros.

Não é certo o impacto que fatores físicos, como a temperatura e a ventilação, têm na transmissão por gotículas.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share