Diretrizes sobre cuidados urológicos durante a pandemia da COVID-19 (pesquisa realizada a 17 de abril de 2020)

Added September 4, 2020

Citation: Heldwein FL, Loeb S, Wroclawski ML, et al. A Systematic Review on Guidelines and Recommendations for Urology Standard of Care During the COVID-19 Pandemic. European Urology Focus. 2020 Sep 15;6(5):1070-85.

De que se trata? A pandemia da COVID-19 está a sobrecarregar os sistemas de saúde, levando a mudanças na forma como os pacientes com outras patologias são tratados. Foram elaboradas diretrizes para o tratamento de pacientes com doenças urológicas existentes.

Nesta revisão rápida, os autores procuraram diretrizes sobre os padrões de cuidados urológicos publicados durante a pandemia da COVID-19. Restringiram as suas pesquisas a diretrizes publicadas em inglês entre novembro de 2019 e 17 de abril de 2020. Identificaram 15 diretrizes da Austrália, da Nova Zelândia, do Brasil, do Canadá, da Europa e dos EUA, e constataram que a qualidade das evidências era de baixa a moderada.

O que foi constatado: No momento desta revisão, as diretrizes incluídas recomendavam vigilância ativa para tumores de baixo risco, como cancro da próstata de baixo risco, cancro da bexiga de baixo grau e pequenas massas renais.

No momento desta revisão, as diretrizes incluídas indicaram que a omissão de terapias sistémicas ou nefrectomia citorredutora deve ser considerada em alguns casos avançados.

No momento desta revisão, as diretrizes incluídas mostravam que o tratamento de cálculos renais não obstruídos poderia ser adiado por meses, mas que a infeção ou obstrução deveria ser tratada como uma emergência.

No momento desta revisão, as diretrizes incluídas recomendavam que os procedimentos de geração de aerossóis deveriam ser evitados durante a cirurgia.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share