Diretrizes clínicas em locais de varejo farmacêutico

Added May 29, 2020

Citation: Watkins K, Wood H, Schneider CR, et al. Effectiveness of implementation strategies for clinical guidelines to community pharmacy: a systematic review. Implementation Science 2015; 10: 151

DOI: 10.1186/s13012-015-0337-7

De que se trata? A pandemia de COVID-19 está impondo uma enorme pressão sobre os sistemas de saúde. Isto está limitando o acesso de algumas pessoas aos cuidados de saúde. Pesquisas existentes sobre a prestação de serviços de saúde em farmácias podem fornecer informações importantes aos responsáveis políticos para ajudar com isto.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram pesquisas sobre estratégias que visam implementar diretrizes clínicas nos locais de varejo farmacêutico. Isto inclui estratégias que focam em influenciar o comportamento de farmacêuticos e outros funcionários em termos da aceitação e aderência a práticas baseadas em diretrizes. Os autores restringiram a sua pesquisa a artigos publicados em inglês, e fizeram a sua pesquisa em novembro de 2014. Incluíram 10 ensaios aleatórios, 3 ensaios controlados e não aleatórios, 1 estudo “antes e depois” controlado, e 8 estudos quasi-experimentais ou observacionais. A maioria (20 dos 22) dos estudos analisados foram classificados como tendo evidências de qualidade baixa ou muito baixa para os resultados.

O que foi encontrado: A implementação de diretrizes clínicas nos locais de varejo farmacêutico pode ser benéfica.

A implementação de diretrizes clínicas nos locais de varejo farmacêutico gerou benefícios moderadamente positivos nos resultados dos processos, mas os efeitos nos resultados dos pacientes e nos resultados econômicos são incertos.

As melhores estratégias e os benefícios totais da implementação de diretrizes clínicas em locais de varejo farmacêutico são incertos.

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share