Diagnóstico, vacina e terapêuticas para o COVID-19 (breve revisão de)

Added April 14, 2020

Citation: Pang J, Wang MX, Ang IYH, et al. Potential rapid diagnostics, vaccine and therapeutics for 2019 novel coronavirus (2019-nCoV): a systematic review. Journal of Clinical Medicine 2020; 9(3): E623

De que se trata? À medida que é feita investigação para desenvolver ou identificar testes de diagnóstico, vacinas e tratamentos para o COVID-19, estão a ser feitas múltiplas breves revisões sobre estes assuntos.

Nesta breve revisão sistemática, os autores procuraram ensaios aleatorizados e ensaios de validação de teste de diagnóstico que avaliam testes de diagnóstico rápido, o impacto da terapia com medicamentos e a eficácia das vacinas para os coronavírus em geral. Além disso, especificamente para o COVID-19, os autores procuraram estudos in vitro, estudos realizados em animais e estudos com humanos publicados em língua inglesa entre 1 de dezembro de 2019 e 6 de fevereiro de 2020. Restringiram as suas pesquisas a artigos publicados em língua inglesa. Fizeram a sua pesquisa a 6 de fevereiro de 2020. Identificaram 16 estudos sobre diagnósticos, 7 sobre terapêuticas e 4 sobre vacinas.

O que funciona: À data da revisão (fevereiro de 2020), só um teste (Instituto de Genética de Pequim (BGI)) tinha sido aprovado para uso em contexto clínico, para diagnóstico rápido do COVID-19, e estava a ser amplamente usado na China.

O que não funciona: Nada registado.

O que não é claro: À data da revisão (fevereiro de 2020), existiam vários estudos em curso sobre intervenções no COVID-19, mas os efeitos destes não eram claros.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share