Desinfecção com hipoclorito de sódio para prevenir infecções hospitalares

Added June 30, 2020

Citation: Pereira SS, Oliveira HM, Turrini RN, Lacerda RA. Disinfection with sodium hypochlorite in hospital environmental surfaces in the reduction of contamination and infection prevention: a systematic review. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2015 Aug;49(4):681-8.

Language: English (also available in Portuguese)

De que se trata? As intervenções de prevenção e controlo de infecções são especialmente importantes durante a pandemia do COVID-19. O hipoclorito de sódio é usado como desinfectante para reduzir a disseminação de infecções hospitalares.

Nesta revisão sistemática, os autores pesquisaram estudos que comparassem os efeitos do hipoclorito de sódio com outros produtos desinfetantes, ou diferentes concentrações de hipoclorito, na prevenção de infecções hospitalares. Eles não restringiram a sua pesquisa por data, tipo ou idioma da publicação e fizeram a sua última pesquisa em fevereiro de 2014.  Eles incluíram 14 ensaios controlados.

O que funciona: O hipoclorito de sódio foi eficaz na inibição do crescimento de microrganismos na maioria dos estudos.

Alguns estudos relataram taxas reduzidas de infecção, resistência e colonização de microrganismos, com o uso de hipoclorito de sódio.

O hipoclorito de sódio foi tão eficaz ou mais eficaz que outros produtos na maioria dos estudos, mas resultados contraditórios foram observados quando comparados ao peróxido de hidrogênio e à clorexidina.

O que não funciona:  Nada registado.

O que é incerto: O efeito direto do hipoclorito de sódio na transmissão de infecções hospitalares não é claro.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share