Custos de assistência médica para episódios relacionados com o vírus da gripe em países com um nível de rendimento elevado

Added April 18, 2020

Citation: Federici C, Cavazza M, Costa F, et al. Health care costs of influenza-related episodes in high income countries: A systematic review. PLoS ONE 2018; 13(9): e0202787

De que se trata? A pandemia da COVID-19 coloca uma grande pressão sobre os Sistemas e as Economias da Saúde. A informação sobre a relação custo-eficácia das intervenções utilizadas noutros vírus respiratórios pode ajudar aqueles que tomam decisões sobre as intervenções a tomar no caso da COVID-19.

Nesta revisão sistemática, os autores pesquisaram análises do custo da doença sobre os principais determinantes das despesas diretas da saúde para episódios relacionados com o vírus da gripe em países com um nível de rendimento elevado.  Incluíram o vírus da gripe e doenças semelhantes ao vírus da gripe (ILI), mas estudos que analisaram o custo do vírus da gripe pandémica (como H1N1 em 2009) não foram incluídos. Os autores procederam às suas pesquisas em dezembro de 2016. Identificaram 27 estudos e procuraram identificar um custo por episódio relacionado com o vírus da gripe na perspectiva do sistema da saúde em países com um nível de rendimento elevado.

Os resultados foram os seguintes: O vírus da gripe e as ILI sobrecarregam substancialmente o sector da saúde e a sociedade.

As estimativas de custo divergiram entre países, e essas diferenças podem refletir características específicas do país, bem como outros recursos específicos do estudo.

Em média, os serviços hospitalares e ambulatórios representavam 43,5% e 44,5% do custo total por episódio.

O perfil de risco, as comodidades e as complicações dos pacientes foram fatores de custo importantes.

O que não é claro: A adequação do tratamento farmacêutico para episódios das ILI não foi considerada na revisão.

O impacto nos custos das visitas a um departamento de emergência é incerto porque esses dados não foram fornecidos de forma coerente.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share