Crises económicas e transmissão de doenças contagiosas

Added July 28, 2020

Citation: Suhrcke M, Stuckler D, Suk JE, et al. The impact of economic crises on communicable disease transmission and control: a systematic review of the evidence. PloS one. 2011;6(6):e20724.

De que se trata? A pandemia do COVID-19 está a pressionar a economia dos países, o que pode, no que lhe concerne, ter impacto sobre a transmissão da doença. A investigação existente sobre o impacto das crises económicas na transmissão e controlo das doenças transmissíveis pode fornecer informações úteis para os decisores políticos.

Nesta revisão sistemática, os autores buscaram estudos que examinassem as mudanças na carga de doenças infeciosas subsequentes a períodos de crise económica. Eles restringiram as suas buscas a artigos publicados em inglês e fizeram a pesquisa em novembro de 2010. Eles incluíram 37 estudos de 27 países/regiões.

O que foi encontrado: As recessões económicas exacerbaram as desigualdades socioeconómicas e aumentaram a suscetibilidade de algumas populações a epidemias, incluindo prisioneiros, migrantes e desabrigados.

Os impactos a longo prazo das crises nas doenças infeciosas das crises económicas não são inevitáveis: a magnitude dos efeitos depende criticamente das respostas orçamentais dos governos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share