Corticoides para doentes com infeção por coronavírus: os benefícios e possíveis riscos são incertos

Added May 1, 2020

Citation: Yang Z, Liu J, Zhou Y, et al. The effect of corticosteroid treatment on patients with coronavirus infection: a systematic review and meta-analysis. Journal of Infection 2020 [ePub ahead of print: 10 April 2020]

O que é isto? Doentes com COVID-19 podem ter complicações causadas porrespostas anti-inflamatórias. Os corticoides são por vezes usados como tratamento para este problema.

Nesta revisão sistemática, os autores pesquisaram estudos que tivessem investigado o uso de corticoides em doentes com infeções por coronavírus. Restringiram as suas pesquisas a estudos publicados a partir de janeiro de 2002, mas não as restringiram por tipo ou idioma de publicação, e fizeram esta investigação a 15 de março de 2020. Incluíram 15 estudos (5270 participantes). Estes estudos foram realizados em doentes com SARS (11 estudos), MERS (2) e COVID-19 (2).

O que foi encontrado: Os potenciais benefícios e riscos do uso de corticoides em doentes com infeção por coronavírus são incertos.

No momento desta revisão, as investigações disponíveis mostraram que os corticoides tinham sido usados mais usualmente em doentes críticos com infeção por coronavírus do que em doesntes não críticos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share