Contribuição das clínicas comunitárias lideradas por enfermeiros no acesso a tratamentos de saúde e os resultados em pacientes.

Added June 2, 2020

Citation: Randall S, Crawford T, Currie J, et al. Impact of community-based nurse-led clinics on patient outcomes, patient satisfaction, patient access and cost effectiveness: A systematic review. International Journal of Nursing Studies 2017; 73: 24-33.

Free to view: No

 

O que é isso? A pandemia da Covid-19 está pressionando os serviços de saúde. Clínicas comunitárias lideradas por enfermeiros (NCL em inglês) podem ajudar a aumentar o acesso do paciente enquanto ainda mantendo a qualidade do atendimento.

 Nesta revisão sistemática, os autores buscaram por pesquisas relacionadas a NCLs comunitárias. Eles não restringiram por tipo de publicação e incluíram estudos com revisão feita por pares (peer-reviewed em inglês) relacionados em configurações de cuidados primários ou comunitários, publicado em Inglês entre 2006 e 2016. Eles identificaram 15 estudos (8 quantitativos, entre estes 2 estudos aleatórios, 5 qualitativos e 3 estudos com métodos mistos) que incluíam 3965 participantes, que observava uma ou mais categoria seguinte: resultados dos pacientes, satisfação, acesso e o custo-benefício.

O que se descobriu: Havia níveis altos de satisfação dos pacientes com as NCLs. NCLs aumentam o acesso dos pacientes aos serviços de saúde como resultado do gerenciamento de base nas comunidades.

A maioria dos estudos analisados mostraram melhorias gerais em vários aspectos na saúde do paciente.

 Foram encontradas mudanças nos comportamentos tais como incentivar a saúde secundária e práticas preventivas (educação sexual que leva a práticas sexuais mais seguras e a interrupção do fumo) com as NCLs.

Melhorias em resultados clínicos objectivos foram encontradas após os serviços fornecidos pela NCLs, tais como o tempo de cicatrização de úlceras, melhor índice de massa corporal em crianças com obesidade, melhor imunização e administração de infecções no trato superior respiratório.

Houve resultados mistos quanto ao custo-benefício. Há algumas evidências que as NCLs custam o mesmo ou menos que o serviço padrão liderados por médicos e pode ser mais benéfica em termos de redução do uso do hospital e readmissão.

 O que não funciona: Nada registado.

O que é incerto:

O impacto financeiro total das NCLs não tem sido avaliado suficientemente, portanto é incerto.

Os métodos mais efectivos para avaliação das NCLs comunitárias frequentemente não possuem rigor, desta forma, resultam em certo grau de incerteza.

Os estudos incluídos nesta revisão tendem a apresentar dados com resultados auto-relatados, com apenas três estudos avaliando resultados mensuráveis em pacientes.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share