Consultas por telefone de medicina geral

Added April 26, 2020

Citation: Downes M, Mervin M, Byrnes J, et al. Telephone consultations for general practice: a systematic review. Systematic Reviews 2017; 6: 128

De que se trata? Como resultado da pandemia da COVID-19 foram tomadas amplas medidas de distanciamento social. Pelo que a prática de cuidados de clínica geral (GP) tradicionais é mais difícil. As consultas por telefone podem ser uma alternativa às visitas de clínica geral presenciais.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram avaliações sistemáticas e ensaios aleatorizados sobre o resultado das consultas de clínica geral por telefone. Fizeram a sua pesquisa em setembro de 2015. Incluíram um estudo aleatorizado comparando uma consulta por devolução de telefonema e outra presencial realizada no mesmo dia, uma avaliação sistemática (incluindo um ensaio aleatorizado e um estudo de observação) de uma consulta por telefone e triagem e uma avaliação sistemática (incluindo um ensaio aleatorizado e 4 estudos de observação) de consulta por telefone.

O que funciona:Consultas de clínica geral por telefone proporcionam em alguns cenários uma alternativa adequada às consultas de clínica geral presenciais.

A triagem em consultas por telefone pode reduzir o volume de trabalho em alguns cenários de clínica geral.

O que não funciona: Nada a observar.

O que não se sabe: A eficácia geral das consultas de clínica geral por telefone permanece incerta.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share