Consulta e triagem por telefone

Added June 30, 2020

Citation: Bunn F, Byrne G, Kendall S. Telephone consultation and triage: effects on health care use and patient satisfaction. Cochrane Database of Systematic Reviews 2004;3:CD004180.

De que se trata? A pandemia de Covid-19 está a colocar pressão sobre os recursos e serviços de saúde. Pesquisas existentes sobre estratégias que podem amenizar essa situação, como serviços de triagem e consulta por telefone, podem fornecer informações úteis para os responsáveis políticos.

Nesta revisão Cochrane, os autores buscaram estudos comparativos de eficácia da consulta por telefone ou triagem em um ambiente geral de saúde. Eles não restringiram suas pesquisas por data, tipo ou idioma da publicação e fizeram as pesquisas mais recentes em julho de 2007 (quando não foram encontrados novos estudos para adicionar aos da revisão que já existia). Eles incluíram cinco ensaios clínicos randomizados, um estudo clínico controlado e três estudos de séries temporais interrompidas.

O que funciona: Nos estudos disponíveis no momento da revisão, a triagem e a consulta por telefone pareceram diminuir o número de visitas imediatas aos médicos e não pareceram aumentar as visitas ao hospital.

Nos estudos disponíveis no momento da revisão, os pacientes relataram níveis equivalentes de satisfação com as consultas telefónicas aos das consultas presenciais.

O que não funciona: Nada registado.

O que é incerto: Nos estudos disponíveis no momento da revisão, era incerto se a implantação de consultas por telefone simplesmente atrasou as visitas para um período posterior.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share