Conselhos realizados por pares ou consultores leigos sobre estilo de vida saudável

Added June 4, 2020

Citation: Pennington M, Visram S, Donaldson C, et al. Cost-effectiveness of health-related lifestyle advice delivered by peer or lay advisors: synthesis of evidence from a systematic review. Cost Effectiveness and Resource Allocation 2013; 11(1): 30

De que se trata? A pandemia da Covid-19 está a colocar pressão sobre os serviços de saúde. As pesquisas existentes na disponibilização de conselhos de pares e consultores leigos sobre estilo de vida saudável podem fornecer informações úteis para tomada de decisões políticas.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram pesquisas que avaliassem a eficácia associada ao custo de conselhos de pares ou consultores leigos sobre estilo de vida saudável destinado a adultos em países desenvolvidos. Não restringiram as suas pesquisas por data de publicação, mas limitaram-nas a publicações em inglês e fizeram a pesquisa em setembro de 2008. Incluíram 24 estudos.

O que funciona: Em geral, os conselhos de pares ou consultores leigos sobre estilo de vida saudável parecem ser eficazes em termos de custos apenas quando se centram em comportamentos que terão, provavelmente, um grande impacto geral na qualidade de vida relacionada com a saúde.

Para a gestão geral de doenças crónicas, os conselhos de pares ou consultores leigos sobre estilo de vida saudável melhoraram a auto-eficácia e o comportamento de auto-cuidados do doente e pareceram ser eficazes em termos de custos.

Existe pouca evidência de que o conselho de pares ou consultores leigos sobre estilo de vida saudável tenha alterado a dieta ou o exercício.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

 

 

 

Share