Condições urológicas e COVID-19 (pesquisa realizada no dia 8 de abril de 2020)

Added August 1, 2020

Citation: Chan VW, Chiu PK, Yee CH, et al. A systematic review on COVID-19: urological manifestations, viral RNA detection and special considerations in urological conditions. World Journal of Urology. 2020 May 27:1-12.

De que se trata? Alguns pacientes com COVID-19 terão problemas crónicos de saúde, como condições urológicas, e informações sobre as manifestações de comorbidades em pacientes com COVID-19 podem fornecer informações úteis aos pacientes e aos que estão a prover os serviços de saúde dos mesmos.

Nesta rápida revisão, os autores procuraram estudos sobre as manifestações clínicas urológicas, detecção de ARN (RNA em inglês) viral e outros exames em pacientes com COVID-19 com condições urológicas. Eles restringiram as suas pesquisas a artigos publicados em inglês e fizeram a pesquisa no dia 8 de abril de 2020. Foram incluídos 21 estudos (3714 pacientes com COVID-19) de sintomas urinários ou gastrointestinais; 11 estudos (195 pacientes) e 12 estudos (325 pacientes) nos quais os pacientes tiveram as suas urinas ou fezes (respectivamente) testadas quanto ao ARN viral SARS-CoV-2; 6 estudos relatando um total de 19 casos de COVID-19 em receptores de transplante renal e 12 estudos (3266 pacientes) numa metanálise de lesão renal aguda entre pacientes com COVID-19.

O que foi constatado: No momento desta revisão, os estudos incluídos mostraram que é improvável que os sintomas urinários sejam uma manifestação clínica de COVID-19.

No momento desta revisão, os estudos incluídos mostraram que a positividade do ARN viral foi detectada nas amostras de urina e fezes, sugerindo a necessidade de precauções durante procedimentos transuretrais ou transretais.

No momento desta revisão, os estudos incluídos sugeriam que os pacientes transplantados renais poderiam ter uma taxa de mortalidade por COVID-19 mais alta do que a população em geral.

No momento desta revisão, os estudos incluídos mostraram que umalesão renal aguda que levava à mortalidade era comum entre os pacientes com COVID-19.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share