Comportamentos de lavagem das mãos em países de baixa e média renda

Added June 30, 2020

Citation: Vindigni SM, Riley PL, Jhung M. Systematic review: handwashing behaviour in low‐to middle‐income countries: outcome measures and behaviour maintenance. Tropical Medicine & International Health. 2011 Apr;16(4):466-77.

O que é isso? Intervenções físicas, como lavar as mãos, devem interromper ou reduzir a propagação do COVID-19.

Nesta revisão sistemática, os autores buscaram estudos que avaliaram o impacto comportamental das intervenções de higiene das mãos em comunidades, escolas e instituições de saúde em países de baixa e média renda. Eles restringiram suas pesquisas a artigos publicados em inglês e fizeram a pesquisa no agosto de 2009. Eles incluíram 30 estudos, que estavam em ambientes comunitários (19 estudos), ambientes de saúde (7) e escolas (4).

O que foi encontrado: Em ambientes escolares, foram encontradas mudanças positivas nos comportamentos de lavagem das mãos com a participação em clubes de água potável, ensino peer-to-peer, sessões de treinamento em sala de aula e dramatização.

Nos serviços de saúde, foram encontradas mudanças positivas nos comportamentos de lavagem das mãos para educação por pares, modelagem de papéis e feedback de desempenho.

Os efeitos das intervenções para os ambientes da comunidade e os efeitos a longo prazo em todos os ambientes são incertos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share