Comorbidades neurológicas em pacientes hospitalizados por COVID-19 (pesquisa realizada a 15 de abril de 2020)

Added June 26, 2020

Citation: Herman C, Mayer K, Sarwal A. Scoping review of prevalence of neurologic comorbidities in patients hospitalized for COVID-19. Neurology. 2020 Apr 24.

Em que consiste isto? Alguns pacientes com COVID-19 irão ter enfermidades crónicas como ao nível neurológico, e as informações acerca da prevalência de tais comorbidades em pacientes com COVID-19 forneceriam dados úteis para os que prestam assistência médica.

Neste artigo breve, os autores pesquisaram por estudos feitos em pacientes adultos diagnosticados com COVID-19 que foram tratados e que relataram comorbidades neurológicas pré-existentes ou eventos neurológicos ocorridos no decorrer das suas doenças. Eles restringiram as suas pesquisas a artigos publicados em inglês entre janeiro e abril de 2020. A investigação foi feita a 15 de abril de 2020. Foram incluídas informações de 31 estudos de observação e um estudo aleatório.

O que foi encontrado: No momento desta revisão, os estudos verificados mostraram uma incidência variável de eventos neurológicos no decorrer da doença COVID-19 (variando de 6% a 36%).

No momento desta revisão, os estudos verificados mostraram uma prevalência variável de condições neurológicas pré-existentes em pacientes infectados por COVID-19. A prevalência combinada foi de 8%

No momento desta análise, os estudos mostraram que os pacientes com condições neurológicas previamente existentes poderão estar mais vulneráveis à uma infecção grave por COVID-19.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share