Comorbidades entre doentes com COVID-19: com base em estudos publicados antes de 16 de fevereiro de 2020

Added May 1, 2020

Citation: Emami A, Javanmardi F, Pirbonyeh N, et al. Prevalence of underlying diseases in hospitalized patients with COVID-19: A systematic review and meta-analysis. Archives of Academic Emergency Medicine 2020; 8(1): e35

O que é isto? A presença de certas comorbidades pode representar possíveis fatores de risco para resultados inferiores em doentes com COVID-19.

Nesta rápida revisão sistemática, os autores pesquisaram artigos que relatassem características clínicas ou informação epidemiológica em doentes hospitalizados com COVID-19. Não restringiram as suas pesquisas por tipo ou idioma de publicação (mas apenas avaliaram os resumos de artigos publicados em chinês), e fizeram a pesquisa até 16 de fevereiro de 2020. Identificaram 10 estudos transversais e puderam incluir dados de 3403 doentes nas suas análises.

O que foi encontrado: No momento da revisão, as investigações disponíveis e incluídas pelos autores mostraram que as condições subjacentes mais prevalentes em doentes hospitalizados com COVID-19 eram hipertensão (16%), doença cardiovascular (12%), diabetes mellitus (7,9%) e historial de tabagismo (7,6%).

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share