Cloroquina e hidroxicloroquina para tratamento da COVID-19: benefícios e danos à saúde são incertos

Added June 6, 2020

Citation: Singh AK, Singh A, Shaikh A, et al. Chloroquine and hydroxychloroquine in the treatment of COVID-19 with or without diabetes: A systematic search and a narrative review with a special reference to India and other developing countries. Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews 2020; 14(3): 241-6

De que se trata? A cloroquina e a hidroxicloroquina foram sugeridas como possíveis tratamentos para a COVID-19.

Nesta revisão rápida, os autores procuraram artigos que reportassem os efeitos da cloroquina ou da hidroxicloroquina em pacientes com casos leves a graves de infecção por COVID-19. Restringiram a pesquisa a artigos publicados em língua inglesa, e fizeram a pesquisa a 21 de março de 2020. Incluíram dois estudos em seres humanos: um, realizado na China, compara a cloroquina isolada versus um placebo, e o outro, realizado em França, compara a combinação de hidroxicloroquina e azitromicina com a hidroxicloroquina isolada versus um placebo isolado.

O que funciona: Nada a observar.

O que não funciona: Nada a observar.

O que não é claro: Na altura da revisão (março de 2020), as evidências disponíveis sobre os efeitos da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com COVID-19 eram muito limitadas, e os potenciais benefícios e danos à saúde não eram claros.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share