Características clínicas para diagnosticar pneumonia em adultos nos cuidados primários

Added June 4, 2020

Citation: Htun TP, Sun Y, Chua HL, et al. Clinical features for diagnosis of pneumonia among adults in primary care setting: A systematic and meta-review. Scientific Reports 2019; 9(1): 7600

De que se trata? Alguns doentes com COVID-19 vão desenvolver pneumonia. A investigação existente pode facultar informações que ajudem no diagnóstico de pneumonia em adultos nos cuidados primários.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram estudos que avaliassem indicadores clínicos de pneumonia em unidades de cuidados primários. Não restringiram por data de publicação e fizeram a última pesquisa em março de 2018. Incluíram 8 estudos de coorte prospetivos, 3 estudos transversais, 1 estudo de caso-controlo e 1 revisão retrospetiva do quadro clínico.

Resultados: As características clínicas mais marcantes da pneumonia são frequência respiratória ≥20 por minuto, temperatura ≥38 ° C, frequência cardíaca > 100 por minuto e fervores crepitantes audíveis.

Os biomarcadores de pneumonia mais credíveis são a procalcitonina (PCT) >0.25 ng/ml e a proteína C reativa (pCR) >20 mg/l.

Sintoma clínico (tosse) e sinais clínicos (pirexia, taquicardia, taquipneia e fervores crepitantes audíveis) são limitados como indicador único para diagnosticar pneumonia.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share