Características clínicas da COVID-19 em crianças e adolescentes (data da pesquisa: 3 de março de 2020)

Added June 9, 2020

Citation: Castagnoli R, Votto M, Licari A, et al. Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) Infection in Children and Adolescents: A Systematic Review. JAMA pediatrics. 2020 [ePub ahead of print: 22 April 2020]

De que se trata? A pandemia da COVID-19 deve-se ao aparecimento do novo coronavírus, o SARS-CoV-2. Compreender melhor esta infecção vai ajudar os responsáveis políticos envolvidos na prática clínica e no planeamento de serviços.

Neste revisão rápida, os autores pesquisaram relatórios sobre crianças e adolescentes (de 19 anos ou mais novos) com COVID-19 confirmada. Não restringiram as pesquisas por idioma de publicação, e pesquisaram artigos publicados desde 1 de dezembro. A pesquisa foi realizada a 3 de março de 2020. Foram incluídos 18 estudos (a partir de 1065 pacientes com COVID-19 confirmada) realizados na China (17 estudos) e na Singapura (1 estudo).

O que foi constatado: À data da produção desta revisão, os estudos incluídos mostraram que a maioria das crianças com COVID-19 apresentaram sintomas de febre, tosse seca, fadiga, náusea, vómitos e diarreia, ou estiveram assintomáticas.

À data desta revisão, os estudos incluídos mostraram que a maioria das crianças com COVID-19 que apresentaram sintomas ligeiros só precisaram de cuidados de apoio e recuperaram no espaço de uma a duas semanas.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share