Banho com clorexidina para controlo da infeção em pacientes nos cuidados intensivos: É incerto se é melhor do que água e sabão

Added March 27, 2020

Citation: Lewis SR, Schofield-Robinson OJ, Rhodes S, Smith AF. Chlorhexidine bathing of the critically ill for the prevention of hospital-acquired infection. Cochrane Database of Systematic Reviews 2019; (8): CD012248.

De que se trata? Alguns pacientes com COVID-19 irão ficar em estado crítico, necessitando de tratamento numa unidade de cuidados intensivos (UCI). Nestes pacientes, as infeções adquiridas no hospital (IAH) podem levar a internamentos mais prolongados na UCI, assim como causar incapacidade permanente ou morte. A clorexidina é amplamente utilizada como desinfetante. Por vezes, é utilizada no banho de pessoas em estado crítico, para matar bactérias e reduzir a propagação de IAH.

Nesta revisão sistemática da Cochrane, os autores procuraram ensaios aleatórios que comparam o banho com clorexidina de pacientes na UCI em estado crítico com o uso de água e sabão. Não restringiram por data, contexto do estudo nem idioma de publicação, e fizeram as suas pesquisas em Dezembro de 2018. Identificaram 4 ensaios individualmente aleatórios (1537 participantes) e 4 ensaios aleatórios cruzados por grupo (23 UCI aleatorizadas com 22.935 participantes). Os ensaios comparam o banho de pacientes com panos impregnados em 2% de clorexidina ou em soluções diluídas com 4% de clorexidina versus com água e sabão ou panos não-antimicrobianos.

O que funciona : Nada foi reportado.

O que não funciona : Nada foi reportado.

O que é incerto : Existe incerteza sobre se um banho com clorexidina é melhor que um banho de água e sabão na redução de IAH, morte ou tempo de internamento na UCI.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share