Autogestão de condições crónicas usando telemóveis e mensagens de texto

Added July 27, 2020

Citation: Jones KR, Lekhak N, Kaewluang N. Using mobile phones and short message service to deliver self‐management interventions for chronic conditions: A meta‐review. Worldviews on Evidence‐Based Nursing. 2014 Apr;11(2):81-8.

Do que se trata? A pandemia de Covid-19 está a colocar pressão sobre os serviços, profissionais de saúde e pacientes. As pesquisas existentes sobre o uso da tecnologia móvel para autogerir condições crónicas podem fornecer informações úteis para os formuladores de políticas.

Nesta visão geral das revisões sistemáticas, os autores procuraram revisões sistemáticas dos efeitos do uso de telemóveis e serviços de mensagens instantâneas para fornecer intervenções de autogestão para condições crónicas. Restringiram as suas pesquisas a revisões publicadas em inglês entre 2000 e 2012. Incluíram 11 revisões sistemáticas.

O que foi apurado: As revisões sistemáticas incluídas nesta visão geral mostraram que o uso de telemóveis e mensagens de texto melhorou a adesão a consultas e medicamentos, autogestão da asma e diabetes, e cessação do tabagismo a curto prazo.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share