Assistentes dentários em vez de dentistas: efeitos são incertos

Added June 30, 2020

Citation: Dyer TA, Brocklehurst P, Glenny AM, et al. Dental auxiliaries for dental care traditionally provided by dentists. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2014;(8):CD010076.

O que é isto? A pandemia do COVID-19 está a sobrecarregar os serviços de saúde. A pesquisa existente sobre a delegação de cuidados de saúde oral em assistentes dentários pode fornecer informação útil para os responsáveis políticos.

Nesta revisão de Cochrane, os autores buscaram estudos comparativos de eficácia sobre o impacto de assistentes dentários na prestação de cuidados tradicionalmente prestados pelos dentistas. Eles não restringiram a pesquisa por idioma ou data de publicação, e fizeram-na em novembro de 2013. Eles incluíram três estudos randomizados, um grupo de estudo randomizado e um estudo não randomizado; do Canadá (1 estudo), da Gâmbia (1), de Singapura (1) e dos EUA (2). Os estudos foram considerados pelos analistas como de baixa qualidade e com alto risco de parcialidade.

O que foi encontrado: A efetividade relativa, a relação custo-benefício e a segurança de utilizar assistentes dentários em vez de dentistas são incertas.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share