As restrições de formulário para reduzir custos e a utilização de medicamentos prescritos pode ter consequências inadvertidas

Added June 10, 2020

Citation: Park Y, Raza S, George A, Agrawal R, Ko J. The effect of formulary restrictions on patient and payer outcomes: a systematic literature review. Journal of Managed Care & Specialty Pharmacy. 2017; 23(8): 893-901

De que se trata? A COVID-19 está a colocar uma grande pressão sobre os serviços e recursos de saúde. A investigação existente sobre o impacto de restrições no formulário (restrições para reduzir custos e o uso de medicamentos prescritos) sobre medicação podem facultar informação e auxiliar os decisores políticos.

Nesta revisão sistemática, os autores procuraram estudos acerca dos efeitos das restrições sobre o formulário. A pesquisa foi restringida a artigos publicados em Inglês entre 2005 e fevereiro de 2017. Foram identificados 48 estudos observacionais retrospetivos, 5 estudos de análise cronológica, 3 estudos transversais, 1 estudo de controlo de caso, 1 estudo prévio e à posteriori controlado e 1 ensaio aleatorizado.

O que se concluiu: As decisões de cobertura do formulário podem ter consequências inadvertidas sobre o desfecho para o paciente e responsável pelo pagamento. Como tal deve haver uma avaliação cuidadosa sobre as restrições antes e depois da implementação das políticas; e não há certezas acerca das estratégias que poderão mitigar as consequências inadvertidas.

As restrições de formulário reduzem a utilização de medicamentos e os custos associados, mas algumas destas poupanças são compensadas pelo incremento de utilização dos recursos de saúde e custos médicos.

Para além disso também foram associadas à reduzida toma de medicamentos e ao desfecho clínico negativo de pacientes.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share