As diretrizes de emergência emitidas pela OMS para surtos de doenças infecciosas eram de qualidade variável

Added August 16, 2020

Citation: Norris SL, Sawin VI, Ferri M, Sastre LR, Porgo TV. An evaluation of emergency guidelines issued by the World Health Organization in response to four infectious disease outbreaks. PloS one. 2018;13(5):e0198125.

Do que se trata? A pandemia COVID-19 é uma emergência global. A pesquisa existente sobre diretrizes de emergência para surtos de doenças infecciosas pode fornecer informações úteis para os formuladores de políticas.

Nesta revisão, os autores procuraram conteúdo informativo produzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre quatro emergências de doenças infecciosas: influenza aviária A (H7N9), influenza aviária A (H1N1), síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e doença por vírus Ébola (DVE). Eles não restringiram suas pesquisas por idioma de publicação e fizeram a busca em 24 de abril de 2016. Foram incluídos 175 conteúdos informativos, dos quais 87 eram diretrizes, abrangendo H1N1 (54), H7N9 (28), MERS (23) e DVE (84).

O que foi encontrado: Conteúdos informativos emitidos pela OMS durante surtos de influenza H7N9 e H1N1, MERS e Ébola foram difíceis de encontrar, inconsistentes, muitas vezes publicados em longos intervalos após os surtos serem classificados e demonstraram adesão variável aos requisitos para publicação e produção de relatórios da OMS.

Poucas diretrizes para responder a surtos de influenza H7N9 e H1N1, MERS e Ébola atenderam às normas internacionais de qualidade e padrões de consenso.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share