Áreas de aplicação de mHealth e combinações de tecnologias (evidências até Agosto de 2015)

Added July 6, 2020

Citation: Abaza H, Marschollek M. mHealth application areas and technology combinations: a comparison of literature from high and low/middle income countries. Methods of information in medicine. 2017 Jan;56(S 01):e105-22.

De que se trata? A pandemia de Covid-19 está a pressionar os sistemas de saúde, os profissionais e os pacientes. A pesquisa existente sobre estratégias de saúde móvel (mHealth, assistência médica fornecida por dispositivos móveis e comunicação sem fio) pode fornecer informações úteis para aliviar esta pressão.

Nesta revisão de literatura, os autores procuraram estudos que analisassem aplicações mHealth, comparando o uso e o tipo de aplicação entre países de rendimento elevado e países de rendimento baixo e médio. Eles restringiram as suas pesquisas a artigos publicados em Inglês e fizeram a pesquisa em Agosto de 2015. Incluíram 255 artigos.

O que foi encontrado: As duas áreas de aplicação mais populares para a mHealth foram (a) promoção da saúde e consciencialização e (b) monitorização e vigilância da saúde.

A doença mais frequentemente abordada foi diabetes, mas não foi dada a devida atenção em países de rendimento baixo e médio, juntamente com outras doenças não transmissíveis.

Os tipos de tecnologia mHealth mais populares foram mensagens SMS e aplicações de smartphone / PDA.

Os efeitos das aplicações analisadas de mHealth em países de rendimento baixo e médio são incertos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share