Aprendizagem online é tão eficiente quanto a aprendizagem presencial para melhorar os conhecimentos e habilidades dos profissionais de saúde

Added April 22, 2020

Citation: Rohwer A, Motaze NV, Rehfuess E, et al. E‐learning of evidence‐based health care (EBHC) to increase EBHC competencies in healthcare professionals: a systematic review. Campbell Systematic Reviews 2017; 4

Do que se trata: À medida em que se espalha o conhecimento a respeito da COVID-19 e de como lidar com a pandemia, é importante que os profissionais de saúde recebam treinamento adequado. Isso pode exigir uma mudança da aprendizagem presencial para a aprendizagem online durante os períodos de isolamento social.

Nesta revisão sistemática de Campbell, os autores procuraram estudos que investigassem a efetividade da aprendizagem online para melhorar conhecimentos e práticas de saúde baseados em provas para profissionais de saúde. Os pesquisadores não restringiram sua pesquisa por idioma de publicação e fizeram-na em maio de 2016. Incluíram 20 experimentos randomizados e 4 não randomizados (total: 3825 participantes). Entre os participantes havia médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos assistentes e treinadores desportivos de todos os níveis de escolaridade.

O que funciona : Aprendizagem mista (combinando aprendizagem online com aprendizagem presencial) é melhor do que não haver aprendizagem para melhorar os conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamento dos profissionais de saúde.

Somente aprendizagem online é melhor do que não haver aprendizagem (e tão boa quando aprendizagem presencial) para melhorar os conhecimentos e habilidades dos profissionais de saúde.

Aprendizagem mista é melhor do que aprendizagem presencial para melhorar as atitudes e comportamentos dos profissionais de saúde.

O que não funciona: Somente aprendizagem online não melhora as atitudes e comportamentos dos profissionais de saúde.

O que não se sabe: Não se sabe quais componentes da aprendizagem online são mais eficientes para profissionais de saúde.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share