Apoio psicossocial após desastres na Holanda

Added September 15, 2020

Citation: Jacobs J, Oosterbeek M, Tummers LG, et al. The organization of post-disaster psychosocial support in the Netherlands: A meta-synthesis. European journal of psychotraumatology. 2019 Dec 31;10(1):1544024.

De que se trata? Alguns pacientes com COVID-19 desenvolverão problemas psiquiátricos e psicossociais. A pesquisa existente sobre apoio psicossocial pós-desastre pode fornecer informações úteis para os criadores de políticas.

Nesta síntese de evidência qualitativa, os autores procuraram estudos que avaliaram a organização do apoio psicossocial pós-desastre na Holanda após 12 desastres holandeses e grandes crises entre 1992 e 2014. Eles restringiram as suas pesquisas a artigos publicados entre 1990 e 2014. Eles incluíram 80 avaliações.

 O que foi encontrado: O apoio psicossocial pós-desastre deve ser atualizado, permitir flexibilidade para refletir a singularidade de cada desastre (especialmente desastres de início lento), ser bem implementado e ser praticado regularmente com ênfase na sensibilidade cultural.

A entrega de informações durante desastres deve ser transparente e deve haver uma monitorização rápida das redes sociais.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share