Apoio a adultos enlutados devido a COVID-19 (pesquisa realizada a 7 de abril de 2020)

Added July 31, 2020

Citation: Mayland CR, Harding AJE, Preston N, et al. Supporting adults bereaved through COVID-19: a rapid review of the impact of previous pandemics on grief and bereavement. Journal of Pain and Symptom Management. 2020 Aug;60(2):e33-e39.

De que se trata? A pandemia da COVID-19 e as suas medidas associadas estão a afetar a experiência individual e social da morte e do luto.

Nesta rápida revisão, os autores procuraram relatórios sobre o impacto no sofrimento e no luto durante outros surtos de doenças infecciosas. Restringiram as suas pesquisas a artigos publicados em inglês e fizeram a pesquisa a 7 de abril de 2020. Incluíram 4 estudos qualitativos, 1 observacional e 1 revisão sistemática, que tendiam a concentrar-se nos sobreviventes da doença. Eles não encontraram qualquer pesquisa que se concentrasse em resultados e apoio a pessoas enlutadas durante uma pandemia. Os estudos têm

O que foi apurado: No momento desta revisão, os estudos incluídos mostraram que as pandemias anteriores pareciam ter múltiplos impactos negativos, diretamente relacionados com a morte propriamente dita e devido a perturbações das normas sociais, rituais e práticas de luto.

Os autores recomendam promover a conexão com o falecido antes e depois da morte, adaptando rituais e práticas de luto e planeando um apoio coordenado pós-luto.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share