Antibióticos no tratamento da pneumonia fora do hospital

Added April 15, 2020

Citation: Pakhale S, Mulpuru S, Verheij TJM, et al. Antibiotics for community-acquired pneumonia in adult outpatients. Cochrane Database of Systematic Reviews 2014; (10): CD002109

De que se trata? Alguns pacientes com COVID-19 desenvolverão pneumonia, que poderá tornar-se numa doença grave e potencialmente fatal. Podem ser usados antibióticos para a tratar fora do hospital.

Nesta revisão sistemática da Cochrane, os autores procuraram ensaios aleatorizados que comparam os regimes de antibiótico (ou antibióticos versus placebo) em pacientes com mais de 12 anos de idade, que têm pneumonia e que estão a ser tratados fora do hospital. Restringiram a sua pesquisa a estudos publicados em revistas científicas que foram revistas por pares, mas não restringiram por idioma de publicação. Fizeram as suas pesquisas em março de 2014. Incluíram 11 ensaios (3352 participantes) que comparam diferentes antibióticos mas não incluíram nenhum estudo sobre antibióticos versus placebo.

O que faz efeito: Nada registado.

O que não faz efeito: Nada registado.

O que não se sabe: Os estudos incluídos não revelam diferenças significativas entre os vários antibióticos quanto à eficácia quando estes são utilizados para tratar a pneumonia fora do hospital, mas não é claro qual o regime mais eficaz.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share