Ambientes mediados por computador para pacientes com diabetes tipo 2

Added July 18, 2020

Citation: Lewinski AA, Fisher EB. Social interaction in type 2 diabetes computer-mediated environments: How inherent features of the channels influence peer-to-peer interaction. Chronic illness. 2016 Jun;12(2):116-44.

O que é isto? A pandemia da COVID-19 está a pressionar os serviços de saúde, os profissionais de saúde e os pacientes. As evidências existentes sobre programas sociais de apoio remoto e auto-gestão para pacientes com doenças crônicas, como diabetes, podem fornecer informações úteis para ajudar nesta situação.

Nesta resenha integrativa, os autores procuraram estudos sobre as características de um ambiente mediado por computador e sua influência nas interações sociais entre indivíduos com diabetes tipo 2.  As pesquisas foram restringidas a artigos publicados em inglês entre 1990 e janeiro de 2014. Foram incluídos 11 estudos.

O que foi encontrado: Nos estudos incluídos nesta resenha, os ambientes computadorizados forneceram interações sociais de apoio e incentivaram a auto-gestão personalizada para pessoas com diabetes tipo 2.

Nos estudos incluídos nesta resenha, as desvantagens dos ambientes computadorizados incluíram dificuldade em discutir questões sensíveis, potencial para a baixa participação sem presença do moderador e desafios técnicos ou funcionais que limitavam a participação.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share