Alargar o âmbito da actividade dos paramédicos pode ser economicamente vantajoso e pode melhorar os resultados dos pacientes

Added May 12, 2020

Citation: Saxon RL, Gray MA, Oprescu FI. Extended roles for allied health professionals: an updated systematic review of the evidence. Journal of Multidisciplinary Healthcare 2014; 7: 479-88

De que se trata? A pandemia da COVID-19 está a colocar pressão sobre os profissionais de saúde. Investigação existente sobre os efeitos de funções alargadas dos paramédicos pode fornecer informações úteis para o auxílio por parte dos decisores políticos.

Nesta análise sistemática, os autores pesquisaram estudos que examinassem o alargamento do âmbito de actuação dos paramédicos em fisioterapia, terapia ocupacional e patologia da fala.  Eles restringiram a sua pesquisa a artigos publicados em Inglês entre 2005 e 2013.  Incluíram 21 estudos, incluindo estudos de coorte, inquéritos, discussões em grupo e entrevistas semiestruturadas.

O que foi constatado: Alargar o âmbito da actividade dos paramédicos pode ser economicamente vantajoso e pode melhorar os resultados dos pacientes.   

As barreiras legislativas existentes na área da saúde podem ser problemáticas ao alargamento do âmbito profissional dos paramédicos.

O que é incerto: O impacto global do alargamento de funções dos paramédicos nos resultados dos pacientes, vantagens económicas, necessidades de formação, identificação e sustentabilidade de nichos é incerto.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share