Água da torneira que seja segura para beber provavelmente não é prejudicial quando usada para limpar feridas agudas em adultos ou crianças

Added April 3, 2020

Citation: Fernandez R, Griffiths R. Water for wound cleansing. Cochrane Database of Systematic Reviews 2012; (2): CD003861

De que se trata? O combate à COVID-19 tem levado à escassez de antisséticos e de outros produtos de venda livre que possam ser utilizados para limpar feridas ligeiras. Para muitas pessoas, a água da torneira é um método acessível e eficiente que poderá ser usado para limpar feridas ligeiras.

Nesta revisão sistemática da Cochrane, os autores procuraram  ensaios aleatorizados e quase aleatorizados que comparam o uso de água da torneira com outras soluções (por exemplo, soro fisiológico) na limpeza de feridas. Não restringiram por data nem idioma de publicação, e fizeram a sua pesquisa em novembro de 2011. Identificaram 11 estudos elegíveis.

O que funciona: Água da torneira que seja segura para beber (potável) provavelmente não é prejudicial se for usada para limpar feridas agudas em adultos e crianças.

Na ausência de água da torneira potável, pode usar-se água fervida arrefecida assim como água destilada como agentes de limpeza de feridas.

O que não funciona: Nada a observar.

O que é incerto: Nada a observar.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share