A terceirização como forma de melhorar o uso de serviços de saúde em países com um rendimento baixo e médio

Added April 30, 2020

Citation: Odendaal WA, Ward K, Uneke J, et al. Contracting out to improve the use of clinical health services and health outcomes in low‐ and middle‐income countries. Cochrane Database of Systematic Reviews 2018; (4): CD008133

De que se trata? A pandemia do COVID-19 pressionou bastante os serviços de saúde administrados pelo governo em países com um rendimento baixo e médio (LMICs). A pesquisa de alternativas, como a contratação de serviços clínicos a provedores não-governamentais, pode fornecer informações que ajudariam a aliviar essas pressões.

Nesta revisão sistemática da Cochrane, os autores procuraram ensaios clínicos randomizados e estudos semi-experimentais sobre os efeitos da contratação de serviços de saúde não-governamentais no uso de serviços de saúde pela população e nos resultados em matéria de saúde nos LMICs. Não restringiram a sua pesquisa por data ou idioma de publicação e fizeram-na em abril de 2017. Incluíram um estudo randomizado por cluster do Camboja (implementado entre 1999 e 2003) e um estudo antes-e-depois controlado (before-and-after study) da Guatemala (implementado entre 1997 e 2007). Também identificaram 2 estudos que aguardam classificação.

O que foi encontrado: A contratação de serviços clínicos de prestadores não-governamentais em LMICs provavelmente não é melhor nem pior do que a prestação habitual de serviços governamentais.

A contratação de serviços clínicos a prestadores não-governamentais em LMICs fez pouca ou nenhuma diferença no uso de serviços de saúde como imunizações infantis, uso de contraceptivos femininos e consultas pré-natais.

A contratação de serviços clínicos de prestadores não-governamentais em LMICs pode reduzir os gastos das pessoas com o tratamento, mas aumentar os gastos do governo por pessoa.

O que não se sabe: Os efeitos da terceirização nos resultados em matéria de saúde (como mortalidade infantil ou diarreia infantil) são incertos.

Os efeitos da terceirização na igualdade de acesso aos serviços de saúde e em resultados negativos (como aumento de fraude ou corrupção) são incertos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share