A tecnologia de informação como ajuda no teste de laboratório nos cuidados primários

Added May 1, 2020

Citation: Maillet E, Pare G, Currie LM, et al. Laboratory testing in primary care: A systematic review of health IT impacts. International Journal of Medical Informatics 2018; 116: 52-69

Free to view: No

Do que se trata? A tecnologia de informação (TI) desempenha um papel importante no apoio dos processos de testes de laboratório dos cuidados primários e pesquisa realizada pode dar evidências da relevância do teste para o COVID-19.

Nesta análise sistemática, os autores procuraram pesquisas sobre o impacto de um sistema específico de TI no processo de testes em laboratório nos cuidados primários. Eles limitaram a procura a estudos publicados entre 2000 e janeiro de 2018. Incluíram 22 estudos.

Os resultados: Os sistemas de TI podem ajudar a disponibilizar aos prestadores de cuidados primários maior facilidade de acesso aos resultados dos testes, redução do tempo de entrega e aumento da utilização dos testes prescritos baseados nas orientações de melhores práticas.

A utilização de métodos baseados em papel em conjunto com os sistemas TI aumentou o potencial de erros médicos devido à sobrecarga cognitiva dos prestadores de cuidados primários.

Os sistemas TI que não são confiáveis ou de fácil utilização têm um impacto negativo no desempenho dos prestadores de cuidados primários.

Problemas organizacionais surgiram quando o rastreamento dos resultados dependia da memória de quem prescrevia o teste.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share