A posição semi-reclinada reduz o risco de suspeitas clinicas de PAV em pacientes em ventilação mecânica, em comparação à posição supina

Added April 8, 2020

Citation: Wang L, Li X, Yang Z, et al. Semi-recumbent position versus supine position for the prevention of ventilator-associated pneumonia in adults requiring mechanical ventilation. Cochrane Database of Systematic Reviews 2016; (1): CD009946 

De que se trata? Alguns pacientes com COVID-19 desenvolverão falência respiratória e necessitarão de ajuda com a respiração. Poderá ser providenciada através de ventilação mecânica (VM) numa unidade de cuidados intensivos (UCI), no entanto, isto poderá causar complicações, incluindo pneumonia associada ao ventilador (PAV). Uma posição semi-reclinada (também conhecida como “elevação da cabeceira”) poderá prevenir VAP em comparação à posição supina.

Nesta revisão sistemática da Cochrane, os autores incluíram testes aleatórios que comparavam a posição semi-reclinada com a posição supina, ou diferentes graus de posição, em pacientes em VM. Não restringiram por data, tipo ou idioma da publicação e fizeram a pesquisa em outubro de 2015. Identificaram 10 testes (878 participantes).

O que funciona: Uma posição semi-reclinada (30-60 graus) reduz o risco de suspeitas clinicas de PAV em pacientes em VM, quando comparado à posição supina (0-10 graus).

O que não funciona: Nada foi observado.

O que é incerto: Os efeitos comparativos das diferentes posições são incertos para resultados outros que não as suspeitas clinicas de PAV.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share