A formação e a regulação governamental dos prestadores de cuidados de saúde privados com fins lucrativos em países de médio e baixo rendimento podem melhorar a qualidade desses cuidados

Added May 8, 2020

Citation: Wiysonge CS, Abdullahi LH, Ndze VN, et al. Public stewardship of private for‐profit healthcare providers in low‐ and middle‐income countries. Cochrane Database of Systematic Reviews 2016; (8): CD009855

De que se trata? A pandemia da COVID-19 colocou uma pressão crescente nos sistemas de saúde nos países de médio e baixo rendimento (PMBR). As pesquisas existentes sobre os efeitos da gestão pública de prestadores de cuidados de saúde privados com fins lucrativos podem fornecer dados aos responsáveis políticos que consideram essa opção.

Nesta análise sistemática de Cochrane, os autores procuraram estudos de eficácia comparativa que avaliassem a regulação, a formação ou a coordenação do setor público no setor privado de saúde com fins lucrativos nos PMBR. Eles não restringiram a sua pesquisa à data ou idioma da publicação e efectuaram as pesquisas mais recentes em 2015 e 2016. Incluíram 6 estudos aleatórios, todos eles visando trabalhadores farmacêuticos do sector privado com fins lucrativos em África e na Ásia. Estavam incluídos estudos de formação isolada (2 estudos); regulação isolada (1) e intervenção multifacetada envolvendo formação e regulação (3). Também identificaram 5 estudos adicionais que aguardam avaliação.

O que funciona: A formação dos prestadores de cuidados de saúde privados com fins lucrativos em países de médio e baixo rendimento, provavelmente melhora a qualidade desses cuidados.

A regulação governamental dos prestadores de cuidados de saúde privados com fins lucrativos em países de médio e baixo rendimento pode levar a melhorias na qualidade dos cuidados.

Combinar a formação e a regulação dos prestadores de cuidados de saúde privados com fins lucrativos em países de médio e baixo rendimento pode melhorar a qualidade desses cuidados.

O que não funciona: Nada observado.

O que é incerto: Os efeitos da coordenação do governo na qualidade dos serviços de cuidados de saúde são incertos.

 

Aviso Legal: Este resumo foi escrito por funcionários e voluntários da Evidence Aid. O objetivo é tornar o conteúdo do documento original acessível aos responsáveis pela tomada de decisões envolvidos na pesquisa de evidências disponíveis sobre o coronavírus (COVID-19) que, inicialmente, podem não ter tempo para ler o relatório original na íntegra. Este resumo não pretende substituir o aconselhamento médico e de outros profissionais de saúde, associações profissionais, desenvolvedores de diretrizes ou governos nacionais e agências internacionais. Se os leitores deste resumo acharem que as evidências apresentadas são relevantes para a tomada de decisões, devem consultar o conteúdo e os detalhes do artigo original, bem como os conselhos e diretrizes oferecidos por outras fontes de informação, antes de tomar decisões. A Evidence Aid não pode ser responsabilizada por quaisquer decisões relativas ao coronavírus (COVID-19) tomadas com base apenas neste resumo.

Share