A utilização de apenas antibióticos atípicos não aparenta ser superior a nível de mortalidade e de eficácia clínica do que a utilização de apenas antibióticos típicos em doentes com pneumonia adquirida na comunidade

Added March 28, 2020

Citation: Eliakim-Raz N, Robenshtok E, Shefet D, et al. Empiric antibiotic coverage of atypical pathogens for community-acquired pneumonia in hospitalized adults. Cochrane Database of Systematic Reviews 2012; (9): CD004418. 

O que é? Alguns doentes com COVID-19 irão desenvolver pneumonia, pelo que as evidências obtidas através de estudos do tratamento de pneumonia adquirida na comunidade (PAC) poderão ajudar no tratamento desses doentes. A PAC é uma infeção pulmonar grave, geralmente tratada com antibióticos. É causada por dois tipos de bactérias: “típicas” e “atípicas”, sendo que cada um é tratado com um tipo diferente de antibiótico. No entanto, o tratamento inicial da PAC é geralmente empírico, com um fármaco que abrange tanto as bactérias típicas como atípicas.

Nesta revisão sistemática da Cochrane, os autores procuraram ensaios aleatorizados ou quase-aleatorizados que comparassem os regimes de antibióticos que abrangem as bactérias atípicas com os regimes de antibióticos que abrangem apenas as bactérias típicas. Os autores não limitaram a pesquisa por idioma de publicação, fazendo a sua pesquisa em abril de 2012. Foram incluídos 28 estudos (5939 doentes).

O que funciona: Nada a declarar.

O que não funciona:Para os regimes testados, não foi encontrada qualquer vantagem da utilização de um antibiótico que abrange apenas as bactérias atípicas em comparação com a utilização de umantibiótico que abrange apenas as bactérias típicas, a nível de mortalidade e eficácia clínica, para doentes com pneumonia adquirida na comunidade.

O que é incerto: Os efeitos da adição da utilização de um antibiótico atípico à utilização de um antibiótico típico (em comparação com a utilização de apenas um antibiótico típico) para doentes com pneumonia adquirida na comunidade são incertos.

 

الإنكار 免责声明 免責聲明 Disclaimer Clause de non-responsabilité Haftungsausschluss Disclaimer 免責事項 Aviso legal Exención de responsabilidad

Share